A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) declarou “complexa” a compra do laboratório Instituto Hermes Pardini (PARD3) pelo Fleury (FLRY3), segundo despacho no Diário Oficial da União desta sexta-feira (17).
O negócio foi anunciado em junho do ano passado e já teve o aval de acionistas das duas empresas. A aquisição será paga principalmente via ações.
Em nota técnica datada da véspera, o órgão regulador antitruste pediu mais informações sobre alguns segmentos e áreas de atuação das companhias, em especial nas cidades do Rio de Janeiro e Duque de Caxias.
Na avaliação do Itaú BBA, a notícia era esperada, dado o grande porte da transação e o fato de ambas as empresas atuarem no mesmo segmento.
O banco ainda lembra que a operação Hapvida (HAPV3) e GNDI também foi classificada como complexa pelo Cade, mas foi aprovada sem remédios após cerca de 100 dias. “Continuamos esperando que o negócio seja aprovado sem restrições (ou possivelmente restrições mínimas) durante o segundo trimestre de 2023”, apontam os analistas.
Para o Citi, a decisão da SG do Cade deve retardar o processo de aprovação da fusão, levando em conta o intervalo médio de cerca de 80 dias da recomendação para a decisão final. “Mais do que isso, a admissão da Alliar (AALR3) como uma terceira parte interessada deve aumentar o escrutínio”, avalia.
Dito isso, os analistas continuam vendo um cenário de aprovação da operação como o mais provável, com as condições impostas pelo Cade (se impostas) devendo ser imateriais.
O Goldman Sachs afirma não ter opinião sobre as possíveis considerações antitruste, mas fornece algum contexto sobre a sobreposição das operações de Fleury e Hermes Pardini, ressaltando que são amplamente complementares tanto do ponto de vista do produto quanto geográfico. “Também observamos que a lista divulgada pelo Cade de produtos em que a concentração horizontal pode ser alta representa um percentual limitado das ofertas globais das empresas”, avalia.
Os analistas da casa também lembram que há precedentes para o Cade aprovar estruturas de negócios complexos (por exemplo, duas entidades com participações de mercado regionais relevantes), caso de HAPV3 e GNDI, mas que isso pode atrasar ou adicionar incerteza ao andamento do negócio.
Os papéis FLRY3 subiram 0,33%, a R$ 15,39, na sessão desta sexta-feira (17), enquanto PARD3 subiu 1,02%, a R$ 20,81.
The post Cade declara complexa compra do Hermes Pardini (PARD3) pelo Fleury (FLRY3), mas analistas esperam aprovação do negócio appeared first on InfoMoney.
More Stories
Executores monitoravam Marielle Franco antes do crime
Taxa Selic: Opções do Copom na Bolsa já apontam aposta majoritária em queda de 0,5 p.p. na reunião de agosto
Ibovespa abre forte e testa os 122 mil pontos com IPCA-15 e expectativa de juros nos EUA; PETR4, VALE3 e dólar avançam