São Gonçalo Informa

O melhor portal de notícias de São Gonçalo

Moradores de Xangai estocam comida enquanto governo prepara testagem em massa de Covid

Xangai realizará testes de Covid-19 em mais da metade de seus 25 milhões de habitantes neste fim de semana, alimentando medo de um retorno a restrições mais rigorosas apenas alguns dias após o centro financeiro emergir de dois meses de uma quarentena rigorosa.

Os anúncios de testes em massa provocaram temores de um retorno ao isolamento severo e prolongado entre os moradores de Xangai, muitos dos quais estavam confinados em suas casas por dois meses ou a maioria desde março.

Esses medos desencadearam uma compra descontrolada. Na quinta-feira (9), moradores de Xangai correram para os supermercados para estocar alimentos e outras necessidades diárias, formando longas filas nos caixas e deixando as prateleiras vazias, de acordo com fotos e vídeos que circularam nas redes sociais.

Pelo menos sete dos 16 distritos da cidade, com uma população combinada de 15 milhões de pessoas, realizarão testes em massa no fim de semana, disse Zhao Dandan, vice-chefe da Comissão Municipal de Saúde de Xangai, em entrevista coletiva na quinta-feira. Os distritos incluem as áreas mais populosas de Xangai e centros de negócios movimentados, como Pudong e Xuhui.

Os distritos que relataram casos positivos desde que Xangai suspendeu a quarentena em toda a cidade em 1º de junho serão colocados sob “gestão fechada” durante a coleta de amostras de teste, disse Zhao. Ela não especificou quanto tempo vai durar o período de testagem.

No conceito de política zero Covid da China, “gestão fechada” geralmente se refere a restrições que impedem as pessoas de deixar suas comunidades residenciais ou locais de trabalho.

Mas a campanha de testes em massa se estende muito além dos sete distritos nomeados pelas autoridades de saúde de Xangai.

Na noite de quinta-feira, o distrito de Changning, que abriga o Aeroporto Internacional Hongqiao de Xangai e 700 mil moradores, anunciou em sua conta oficial de mídia social que realizará testes em massa de Covid no sábado (11).

“Durante o período de testagem, a gestão fechada será aplicada em comunidades residenciais, onde (os moradores) só podem entrar, mas não sair”, disse o comunicado.

Mais cedo na quinta-feira, o distrito de Songjiang também disse nas mídias sociais que seus 1,9 milhão de habitantes devem passar por testes de Covid no fim de semana.

Fonte: CNN Brasil