São Gonçalo Informa

O melhor portal de notícias de São Gonçalo

Proximidade e acolhimento para combater violação de direitos

Creas de São Gonçalo oferece atendimento especializado com equipe multidisciplinar

Fortalecer e restabelecer conexões familiares e acompanhamento especializado em casos de risco social e violação de direitos. Este trabalho complexo é realizado de forma integrada para atender a especificidade e necessidade de cada pessoa que procura o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) na cidade de São Gonçalo.

O Creas é um dos braços da Secretaria de Assistência Social em São Gonçalo, inserido na Proteção Social Especial de Média Complexidade, atendendo a casos de violência psicológica, física, violências sexuais, como abuso ou exploração, pessoas que tenham sido afastadas do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção, pessoas em situação de rua ou abandono ou que tenham sido vítimas de trabalho infantil.

As unidades contam com uma equipe interdisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais e pedagogos, garantindo atenção especializada e direitos socioassistenciais.

“O Creas tem o diferencial da criação de vínculo com vítimas de violência e violação de direitos, estreitando laços para garantir que o suporte adequado seja oferecido para aquela pessoa que procurou o centro de referência”, disse Jair Mello, subsecretário da Proteção Social Especial.

A partir da escuta especializada, do atendimento continuado e do estabelecimento do vínculo, a equipe dos Creas pode realizar encaminhamentos para serviços dos quais a pessoa tenha necessidade, como por exemplo, o encaminhamento para o usuário tirar documentos de identificação, pessoal, certidão de nascimento, ou ainda encaminhamentos para acesso aos programas de distribuição de renda a partir de análise socioeconômica. O trabalho é realizado de forma a restabelecer vínculos familiares que estão fragilizados, centralizado no papel protetivo da família.

“A escuta especializada é sempre feita de forma técnica, seja por um psicólogo ou assistente social. Temos o compromisso do sigilo garantido com cada pessoa que procura os Creas da cidade, garantindo que cada um tenha o acompanhamento específico pra seu caso, disse a Maria Motta , coordenadora dos Creas em São Gonçalo.

Conforme a necessidade, os atendimentos são realizados de forma integrada entre secretarias municipais, judiciário. Além das demanda espontâneas os Creas atendem a demandas originadas pelo Ministério Público, Vara da Infância, da Juventude e do Idoso e Disque 100 (que atende denúncia de violação de direitos humanos).

Serviços oferecidos pelo Creas

Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi)

Apoio, orientação e acompanhamento das famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça e violação de direitos.

Serviço de Proteção Social Social a Adolescentes em cumprimento de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto de Liberdade Assistida e prestação de serviços à comunidade.

Tem por finalidade promover atenção socioasistencial e acompanhamento a adolescentes e jovens em cumprimento de medidas determinadas judicialmente, em cumprimento a Lei do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Lei 12.594 de 2012).

Serviço Especializado em Abordagem Social

Tem como finalidade assegurar o trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique nos territórios atendidos por cada um dos Creas, a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, dentre outras. No momento, o serviço é realizado em parceria com a Subsecretaria da Infância e Adolescência e com a equipe do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua.

Endereços dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social

Arsenal : Rua Eugênio Borges , sem número – Telefone: 3605-1570 – e-mail: creasarsenal@gmail.com

Jardim Catarina: Rua Leão Gambeta (Antiga Rua 13), número 533 – Telefone: 3712-7148 – e-mail: creasjca@hotmail.com

Luiz Caçador : Estrada da Trindade, 07, Loja 2 – Telefone : 3708-7845 – e-mail: creasluizcacador1@gmail.com

Vista Alegre: Rua São Pedro, número 2 – Telefone: 3708-2114 – e-mail: creasvistaalegre@hotmail.com

Mutondo: Travessa Maria Cândida, número 40 – Telefone 3708-7920 – email: creas-mutondo@hotmail.com

Fonte: PMSG