Prazo para a entrega do imposto de renda termina no próximo dia 31

São Gonçalo Informa
2 Min Read

Com o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda se aproximando, muitos brasileiros estão preocupados em acertar as contas com o “Rei dos Tributos”. Embora o leão cause medo em muitas pessoas, deixar de organizar a vida financeira pode custar caro. É importante lembrar que nem todos os contribuintes são obrigados a fazer a declaração, mas aqueles que devem cumprir essa obrigação precisam estar atentos aos prazos.

O Imposto de Renda da Pessoa Física é o tributo mais conhecido do Brasil e tem como objetivo principal financiar gastos públicos e promover a redistribuição de renda. Este ano, mais de quatro milhões de contribuintes serão contemplados com a restituição, que deve chegar a sete vírgula cinco bilhões em pagamentos – o maior valor já feito pelo fisco em um lote de restituição na história.

Para o economista da Escola Starde, Natale Papa Junior, acertar as contas com o leão é fundamental. Muitos brasileiros têm dúvidas sobre como declarar seus rendimentos, o que pode resultar em erros e, consequentemente, em dor de cabeça. Aline Pessanha, por exemplo, sabe bem disso.

O governo federal pede que trabalhadores e empresas informem à Receita Federal os ganhos anuais para que seja possível fazer o acompanhamento. No entanto, muitas dúvidas surgem nesse processo: Como fazer a declaração? Quais documentos apresentar? O que deve ser declarado?

Para ajudar nessa tarefa, o especialista em finanças, educador e planejador financeiro Marlon Glaciano dá algumas dicas. Despesas com saúde e ensino também podem ser declaradas, mas é importante lembrar que o Imposto de Renda deve ser feito de forma correta e dentro do prazo estabelecido pelo governo federal. Caso contrário, o contribuinte pode cair na malha fina e ter que prestar contas com o leão.

Sem comentários