Inverno de 2023 no Sudeste terá temperaturas mais elevadas e baixa umidade

São Gonçalo Informa
2 Min Read

O inverno terá início nesta quarta-feira, dia 21 de junho, às 11h58, de acordo com o horário de Brasília. Essa estação, conhecida como a mais fria do ano, se estenderá até o dia 23 de setembro, quando ocorrerá o equinócio da primavera. No entanto, o inverno de 2023 promete apresentar algumas particularidades na região Sudeste, com temperaturas um pouco mais altas e baixa umidade.

Neste ano, a região Sudeste será afetada pelo fenômeno El Niño, cujos efeitos serão mais perceptíveis no final do inverno. Espera-se que as temperaturas sejam mais quentes no interior e que haja uma maior probabilidade de chuvas entre agosto e setembro. No entanto, é importante ressaltar que os episódios de chuva serão esporádicos, não ocorrendo com tanta frequência.

Durante os três meses do inverno, as temperaturas deverão ficar um pouco acima da média. O mês de julho será caracterizado pelo tempo seco e noites mais frias, seguindo o padrão histórico dos últimos invernos. Uma massa de ar frio poderá trazer um período de frio intenso ao estado do Rio de Janeiro durante sua passagem, mas de forma geral, as temperaturas serão mais altas.

Por sua vez, agosto será um mês marcado por temperaturas elevadas, acima da média, em toda a região Sudeste. A umidade do ar deverá diminuir consideravelmente no interior, aumentando as chances de ocorrência de queimadas.

Setembro trará temperaturas mais altas e poderá vivenciar uma onda de calor durante a segunda quinzena. Embora as chuvas sejam um pouco acima da média, elas ocorrerão de forma esporádica.

Sem comentários