Intervenções contam com a instalação de redes de drenagem, meio-fio e pavimentação
As obras que estão sendo realizadas no Jardim Bom Retiro, o segundo maior bairro do município em área, estão 70% concluídas. Com previsão de conclusão para este ano, as intervenções estão sendo feitas através de uma parceria do Governo do Estado, através da Secretaria das Cidades, com a Prefeitura de São Gonçalo. As obras incluem instalação de redes de drenagem, meio-fio e pavimentação.
Nesta terça-feira (15), as ruas Julio Castilho e Rubens Guimarães estavam sendo preparadas para a pavimentação.
“Ver as obras transformando esse bairro é de uma satisfação enorme! O bairro antes não tinha asfalto, era só lama, as pessoas tinham dificuldade até de sair de casa para trabalhar, mas estamos mudando isso graças ao governador Cláudio Castro e ao secretário Douglas Ruas”, disse o prefeito Capitão Nelson.
O projeto irá transformar 65 ruas do bairro, sendo que destas quase todas já receberam redes de drenagem, 45 ruas já possuem meio-fio e 25 foram pavimentadas. Estão sendo investidos R$ 253 milhões.
“As obras no bairro Jardim Bom Retiro vão transformar a dinâmica urbana da região. Com as obras executadas pela Secretaria das Cidades, através da parceria do governador Cláudio Castro com o prefeito Capitão Nelson, estamos levando aos moradores benefícios como mais mobilidade, dignidade e menos tempo no trânsito, gerando qualidade de vida para a população”, afirmou o secretário de Estado das Cidades, Douglas Ruas.
Diariamente, mais de 100 funcionários atuam nas obras que irão transformar a vida de mais de 20 mil pessoas. Uma das vidas que já está sendo impactada é a do pedreiro Adriano Cruz Cordeiro, de 37 anos. Ele mora no bairro há 29 anos e enxerga de perto as mudanças proporcionadas pelas obras.
“O que eu lembro daqui antes da obra é que não tinha saneamento básico, a locomoção era precária, eu mesmo achava que essa obra não ia acontecer, ia começar, mas não ia finalizar, ia parar. Graças a Deus, a obra está andando e está ficando legal! Eu lembro que para os carros era difícil de trafegar, eu mesmo já fui para a igreja com água até o joelho e um bebê de seis meses no colo, de tão difícil que era. Não tinha asfalto! Agora, está ficando melhor do que a expectativa!”, disse.
Juntamente com a obra, a concessionária Águas do Rio instalou redes de água e de esgoto no bairro.




