A primeira semana de agosto marca o início do Agosto Dourado, campanha que reforça a importância do aleitamento materno na saúde infantil e materna. O nome faz referência ao valor do leite materno, comparado ao ouro por ser um alimento completo e essencial nos primeiros meses de vida do bebê.
Durante todo o mês, a Área Técnica de Alimentação e Amamentação (Atan), da Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo, promoverá ações educativas nas unidades de saúde, com foco na valorização da amamentação exclusiva até os seis meses de vida.
Nas salas de espera, especialmente em dias de pré-natal, a coordenação do Programa de Aleitamento Materno vai orientar as gestantes sobre a importância de contar com uma rede de apoio – fator essencial para o sucesso da amamentação. O leite materno fortalece o sistema imunológico do bebê e traz diversos benefícios também para a mãe.
A rede de apoio é fundamental para que a mãe consiga manter o aleitamento exclusivo e saudável. Apesar das dificuldades enfrentadas por muitas famílias, nossas unidades estão preparadas para acolher e orientar. Na Clínica do Mutondo, por exemplo, temos um grupo especializado que oferece esse suporte desde a gestação”, destacou Cássia Souza, coordenadora da Atan.
Durante o Agosto Dourado, todas as unidades básicas de saúde – entre postos e clínicas – vão promover palestras e rodas de conversa para sensibilizar a população sobre o tema. Além de orientações práticas, os profissionais vão esclarecer dúvidas sobre mitos e verdades da amamentação, como alimentação da mãe, qualidade do leite, amamentação cruzada e novas gestações.
Grupo e Sala de Apoio ao Aleitamento Materno
A Prefeitura de São Gonçalo oferece atendimento contínuo, ao longo de todo o ano, na Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo, por meio do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno. Gestantes e mães são acompanhadas por profissionais capacitados sempre às segundas, terças e quartas-feiras, das 9h às 17h.
O grupo oferece orientações sobre os desafios da amamentação, cuidados no pós-parto, introdução alimentar, direitos da mãe e do bebê, além de incentivo à doação de leite materno. A unidade também realiza o teste da linguinha nos recém-nascidos.
