São Gonçalo oferece aulas de Jiu-Jítsu para autistas

2 Min Read
Foto: Renan Otto

O Centro de Referência Municipal do Autista Marlene Felício Faria, no Centro, realizou, nesta terça-feira (19), a aula inaugural de Jiu-Jítsu para os atendidos. O evento contou com entrega de kimonos, explicação sobre a arte marcial para alunos e responsáveis e uma demonstração da aula, que acontecerá às terças-feiras e quintas-feiras na unidade. A iniciativa é a Secretaria de Educação da Prefeitura de São Gonçalo.

A prática do Jiu-Jítsu é uma ferramenta eficaz no desenvolvimento de habilidades motoras, sociais e emocionais de crianças autistas. Com foco na disciplina, respeito e controle emocional, o esporte ajuda a melhorar a coordenação e a concentração, fundamentais para o desenvolvimento cognitivo. Além disso, arte marcial promove a integração social e melhora a autoestima.

Eu acredito que o Jiu-jítsu é uma ferramenta de transformação na vida das pessoas, não só como atividade física mas também desenvolvendo as partes cognitiva e social. As aulas serão divididas em duplas, para que haja uma interação entre os alunos. Eu estou muito feliz de estar aqui tendo essa troca tão importante, será um aprendizado mútuo”, disse o professor Julio Sinhorello.

Para Danielle Carvalho, mãe do Heitor, de 6 anos, as aulas chegaram no momento certo. Após pesquisar sobre o tema e entender os benefícios da arte marcial para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ela não teve dúvidas e inscreveu o filho.

É muito bom ver ele interagindo, conseguindo fazer as coisas que o professor está propondo. Apesar das dificuldades, ele está avançando e, para mim, é muito emocionante ver essa superação. O Jiu-Jítsu já era uma aula que eu estava procurando para ele, por dar autonomia e ajudar na concentração. Por questão financeira, não tive como pagar uma aula por fora, por isso foi maravilhoso saber que teria aqui, eu inscrevi o Heitor na hora”, afirmou a mãe.