O Centro de Referência Municipal do Autista (CRMA) Marlene Felício Faria, no Centro de São Gonçalo, ganhou nesta quinta-feira (2) um espaço inovador: o Laboratório de Ciências e Matemática. A nova sala foi criada para estimular as potencialidades dos alunos, oferecendo práticas de experimentação, desafios matemáticos e até noções de programação e robótica.
A inauguração contou ainda com uma apresentação especial: os estudantes mostraram o que vêm aprendendo no jiu-jitsu, atividade recém-implantada na unidade e que já contribui para a disciplina, concentração e desenvolvimento motor.
Educação de qualidade
Durante a cerimônia, o prefeito Capitão Nelson ressaltou os avanços no atendimento educacional especializado e parabenizou a equipe do CRMA:
“Estamos trabalhando para garantir uma educação de qualidade aos nossos munícipes. O CRMA realiza um trabalho essencial com as pessoas com autismo, sempre com carinho e acolhimento. Tenho certeza de que esse novo espaço será fundamental para o desenvolvimento das crianças.”
Mais que conteúdo, desenvolvimento humano
O laboratório vai muito além de fórmulas e números: o espaço foi planejado para estimular autonomia, autoconfiança, habilidades de comunicação, pensamento crítico, concentração e resolução de problemas, beneficiando diretamente pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O secretário de Educação, Mauricio Nascimento, reforçou a importância da novidade:
“As terapias são fundamentais para os atendidos. Esse laboratório complementa o que é ensinado em sala de aula, permitindo que eles vivenciem na prática o que está nos livros. O espaço ficou bonito, funcional e representa um grande avanço para o CRMA.”




