Alpinista sobrevive a mais de 20 horas debaixo de neve após avalanche

São Gonçalo Informa
2 Min Read
Carluccio Sartori nos Alpes
Carluccio Sartori, de 54 anos, sobrevive a 15 graus negativos

Um alpinista sobreviveu mais de 20 horas soterrado por uma avalanche com temperaturas de 15°C negativos, em Tirol (Itália).

Carluccio Sartori, de 54 anos, deixou socorristas e policiais atônitos ao ser retirado da neve com vida – e conseguiu até conversar.

Ele disse aos socorristas que uma câmara de ar sob o gelo não apenas forneceu oxigênio para respirar, mas também o isolou das temperaturas congelantes da noite. O incrível resgate aconteceu em 27 de janeiro.

Quando foi retirado, o montanhista tinha uma temperatura corporal de cerca de 24 graus Celsius depois de passar a noite toda soterrado pela neve.

O italiano foi levado às pressas para o hospital San Maurizio, em Bolzano, e internado em terapia intensiva. Carluccio deve se recuperar totalmente, de acordo com médicos que o atenderam, apesar de sofrer algumas fraturas e queimaduras nas mãos e nos pés.

Falando de sua cama de hospital, Sartori disse que enquanto estava enterrado sob a neve, ele tentou ficar acordado e não adormecer, pois sua vontade de viver era muito forte.

“A noite foi terrível. Eu estava com tanto medo, não queria morrer. Eu sabia que não deveria desistir, não deveria adormecer, caso contrário, teria sido o fim disso”, declarou ele à agência de notícias italiana Ansa.

Sem comentários