Criminosos criam perfil falso para aplicar golpes em clientes

São Gonçalo Informa
2 Min Read
Bar da Baiana fica no Porto do Rosa – Foto: OSG

Mais uma vez, criminosos utilizaram a internet para aplicar golpes, e desta vez, a vítima foi o Bar da Baiana, além dos seus seguidores. Os criminosos criaram uma conta falsa no Instagram, clonando a foto de perfil e as postagens da conta original do bar. Entretanto, é possível identificar que as postagens do perfil falso foram feitas todas no mesmo dia, 31 de janeiro, e que o @ é diferente do perfil original.

Algumas pessoas receberam mensagens do falso Instagram e, sem desconfiar, fizeram o cadastro que os criminosos pediram para participar de uma promoção. Depois, os golpistas solicitaram o código de confirmação enviado por mensagem no celular para validar a promoção e invadiram as contas das vítimas. Uma delas relatou que o contato foi feito pelo WhatsApp e ela perdeu o acesso ao aplicativo.

Para alertar os seus clientes e seguidores, os proprietários do Bar da Baiana, Rafael Noberto e seu irmão, mudaram o nome do perfil do bar no Instagram e fizeram postagens informando o que estava acontecendo. Eles também alertaram a plataforma sobre a situação, mas até o momento nada foi feito. O perfil falso bloqueou a conta original, mas os proprietários pedem que as pessoas denunciem o perfil criminoso para que seja desativado.

A conta original do Bar da Baiana possui mais de 31 mil seguidores e o perfil falso usa um nome antigo da conta, com cerca de 3 mil seguidores. Caso recebam mensagens do perfil falso, os usuários devem denunciá-lo ao Instagram e não enviar nenhum código de confirmação. É importante estar atento e sempre desconfiar de promoções ou sorteios suspeitos nas redes sociais.

Sem comentários