A startup Neuralink, de propriedade de Elon Musk, recebeu aprovação da Food and Drug Administration (FDA) dos EUA para iniciar testes clínicos envolvendo implantes cerebrais em seres humanos. A empresa anunciou a notícia na noite desta quinta-feira (25) por meio do Twitter e afirmou que esta é uma conquista importante que um dia poderá ajudar muitas pessoas.
A tecnologia de implante cerebral da Neuralink tem o potencial de curar diversas condições médicas, incluindo obesidade, depressão, esquizofrenia, autismo e danos cerebrais graves como cegueira e paralisia. Além disso, poderá funcionar por meio de sinais cerebrais, permitindo aos pacientes controlar dispositivos eletrônicos e navegar na internet.
A FDA havia negado anteriormente a aprovação do estudo em 2022 devido a preocupações sobre a bateria de lítio do dispositivo, a migração dos fios do implante dentro do cérebro e o desafio de extrair o dispositivo com segurança sem danificar o tecido cerebral. Ainda não há informações sobre o processo de recrutamento para os ensaios clínicos da Neuralink.