Polícia começa a devolver aparelhos roubados a vítimas em São Gonçalo e Niterói

2 Min Read

A Polícia Civil do Rio de Janeiro iniciou a devolução de celulares recuperados durante a Operação Rastreio, considerada a maior ação já realizada no estado contra o roubo e a receptação de aparelhos. A entrega será feita ainda este mês.

As vítimas estão sendo contatadas por telefone ou WhatsApp por números funcionais das delegacias responsáveis pelos casos. Cada pessoa será informada sobre a data e o local para buscar o aparelho. No Rio, as devoluções ocorrem na Cidade da Polícia, na Zona Norte. Já na Região Metropolitana, os pontos incluem delegacias como a 74ª DP (Alcântara) e 76ª DP (Niterói). No interior, a entrega será feita nas delegacias locais.

Desde maio, a operação apreendeu mais de 4,7 mil celulares, sendo que cerca de 1,4 mil já foram identificados e estão prontos para devolução. Os demais ainda estão em perícia.

A polícia também notificou cerca de 3 mil pessoas que estavam com aparelhos irregulares, pedindo devolução voluntária. Mil atenderam. Quem ainda não devolveu pode fazer isso, mas agora já há inquéritos por receptação em andamento.

Durante o “Dia D” da operação, em 1º de julho, mais de 260 pessoas foram presas. Na mesma data, o governo lançou o aplicativo Celular Seguro RJ, que permite ao cidadão cadastrar o IMEI do aparelho e verificar se há restrições.

A Polícia Civil alerta: “O celular em suas mãos pode ter custado uma vida. Desconfie de preços baixos e exija nota fiscal.”