Objetivo do cadastramento também é oferecer políticas públicas que beneficiem os profissionais da área
Os profissionais que atuam com moda e confecção no município de São Gonçalo estão convidados a realizar, a partir desta terça-feira (15), o cadastramento junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de São Gonçalo. Eles podem realizar o procedimento ao responder um formulário online que está disponível no link: https://forms.gle/CMd5YyPV8Y63V5ss9.
O objetivo do cadastramento é traçar um diagnóstico para entender as demandas, interesses e oportunidades desses profissionais com o objetivo de elaborar políticas públicas voltadas para o setor. Com a pesquisa, a pasta visa fomentar a cadeia produtiva da moda no município e promover o desenvolvimento econômico local, além de entender a importância de subsidiar políticas públicas voltadas à capacitação, apoio produtivo e acesso a mercados; diagnosticar a cadeia produtiva da moda e confecção no município; e entender o interesse público na criação de espaços coletivos de apoio ao setor.
As ações a serem promovidas com base nos dados levantados poderão incluir capacitação de gestores e colaboradores; promoção de cursos, treinamentos e oficinas; estruturação de espaços coletivos para formação, produção, exposição e venda; apoio à formalização, acesso ao crédito e articulação com compradores e prestadores de serviços.
Podem responder ao formulário eletrônico representantes de empresas sediadas no município, assim como cooperativas e projetos, atuantes nos seguintes segmentos: confecção de vestuário e uniformes; calçados, bolsas e acessórios; bijuterias, joias e afins; têxtil e matérias-primas; design, decoração e criação; estamparia e outros serviços; artesanato.
“Esse formulário tem como objetivo fazer uma pesquisa através de um cadastramento dos empreendedores do setor de confecção de moda, de uniformes, artesanato, decoração e outros, para que possamos ter um diagnóstico preciso desse setor e poder oferecer políticas públicas que atendam às demandas do desenvolvimento deles, entendendo suas necessidades”, afirmou o secretário Evanildo Barreto.
O formulário eletrônico estará disponível para preenchimento até 15 de outubro de 2025 e poderá ser acessado pelo link divulgado, solicitado por ligação ou mensagem de texto via aplicativo WhatsApp pelo número: (21) 97436-1280.
Vale destacar que as informações coletadas terão caráter sigiloso e serão utilizadas exclusivamente para fins de diagnóstico técnico, planejamento estratégico e proposição de políticas públicas por parte da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Para esclarecimentos, suporte técnico e demais informações sobre o cadastramento, os interessados poderão entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico por ligação ou mensagem de texto via aplicativo Whatsapp, exclusivamente pelo número: (21) 97436-1280.