São Gonçalo vai ganhar novo batalhão da PM para reforçar segurança

2 Min Read

A segurança de São Gonçalo está prestes a receber um reforço importante: foi publicado nesta quinta-feira (17) no Diário Oficial o decreto que cria oficialmente o 1º Batalhão da Polícia Militar (1º BPM), que atuará em parte da cidade e será subordinado ao 4º Comando de Policiamento de Área (CPA).

A nova unidade será responsável pelas áreas das 72ª e 73ª CISPs. Já o atual 7º BPM passará a cobrir apenas as regiões das 74ª e 75ª CISPs. A divisão tem como objetivo melhorar o tempo de resposta da PM, otimizar o patrulhamento e aumentar a presença policial nas ruas.

“Vai haver um aporte de efetivo feito pelo secretário de Polícia Militar [coronel Marcelo de Menezes]. O momento exato disso eu ainda não sei, mas a previsão de inauguração continua sendo ainda em 2025. Neste momento, estamos em uma etapa administrativa, que precisa ser muito bem desenvolvida para que tudo funcione dentro do padrão definido por nós”, explicou o comandante do 4º CPA, coronel Sylvio Guerra.

A nova unidade funcionará na atual sede do RECOM (Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidão), localizada no antigo 3º BI, na Venda da Cruz. Inicialmente, contará com quatro setores de radiopatrulha, podendo ter esse número ajustado conforme as demandas operacionais.

“Esses números podem ser modificados. Ainda falta a nomeação do comandante do 1º BPM, e isso faz parte das etapas iniciais do processo. Tudo tem que ser feito com muita responsabilidade e planejamento. Mas a população vai ter um resultado muito positivo com essa mudança”, completou o coronel à reportagem.

O novo 1º BPM faz parte do plano de modernização da segurança pública no estado, anunciado pelo governador Cláudio Castro. Também estão previstas novas unidades da PM em Nova Iguaçu e no Jacarezinho, com reforço de policiamento com motos e uso de tecnologias.

A expectativa é de mais agilidade nas ações da PM e um policiamento mais próximo da população gonçalense.