Os vereadores de São Gonçalo estão coletando assinaturas para criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) contra a concessionária Águas do Rio no município. De acordo com os vereadores, a empresa está cobrando taxas abusivas e muitos moradores não estão recebendo água de forma adequada, apesar de receberem contas.
A proposta da CPI foi apresentada pelo vereador Glauber Poubel (PROS) durante uma sessão realizada em 28 de fevereiro. Se a comissão for criada, ela poderá investigar as reclamações que o legislativo tem recebido sobre a empresa e, caso identifique falhas na execução do contrato, exigir sanções para a concessionária.
O vereador Cici Maldonado (PL), presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos da Câmara, apresentou a denúncia ao Poder Executivo Municipal (Prefeitura de São Gonçalo), solicitando a apuração das reclamações recebidas em relação à cobrança da taxa de esgoto.
Até o momento, os vereadores Glauber Poubel (PROS), Jalmir Junior (PRTB), Natan (Republicanos), Claudinei Siqueira (Republicanos), Janilce Magalhães (PSOL), Romário Regis (PDT) e Priscila Canedo (PT) assinaram a proposta de criação da CPI. Ainda são necessárias mais nove assinaturas para que a CPI possa ser aberta.