/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2023/V/N/Bno34OQwyHYIclPa1ZYA/34409022-ci-rio-de-janeiro-rj-04-12-2013-jean-carlos-nascimento-dos-santos-o-de-menor-acusado-de.jpg)
Foto: Divulgação/Disque Denúncia/Arquivo
Na madrugada deste domingo três presos de alta periculosidade fugiram da Penitenciária Lemos Brito, no Complexo de Gericinó, em Bangu. Entre eles está Jean Carlos do Nascimento dos Santos, o Jean do Dezoito, chefe do tráfico do Morro do Dezoito, na Água Santa, Zona Norte do Rio. Jean foi apontado pela polícia como o bandido que invadiu o fórum de Bangu, em 2013, para resgatar um preso.
De acordo com uma fonte da Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Administração Penitenciária , a fuga está relacionada às recentes disputas por territórios entre facções criminosas nas últimas duas semanas. Jean foi preso em 2017 e estava preso na unidade destinada a internos da sua facção.
Para escaparem, eles teriam serrado as grades da cela B1, onde ficavam, além de usarem uma teresa — corda feita de lençóis retorcidos —, encontrada presa na guarita onde fica um dos policiais penais responsáveis pela vigilância da unidade. A secretária de Administração Penitenciária, Maria Rosa Lo Duca, esteve na penitenciária, na manhã deste domingo, acompanhando a revista e a conferência de presos. A secretária está apurando pessoalmente se houve facilitação de fuga por parte dos policiais penais da unidade, porque nem os cachorros foram soltos duranta à noite, como de costume.
Ela proibiu que os internos recebessem visitas neste domingo e também determinou a retirada de TVs das cadeias por tempo indeterminado. A cantina de dentro da unidade foi fechada.
Mais dois presos fugiram, Marcelo de Almeida Farias Sterque e Lucas Apostólico da Conceição, também de alta periculosidade. Alcimar Pereira dos Santos e Anderson Ribeiro Dias, foram transferidos para o presídio de segurança máxima Bangu 1, como castigo. Ambos são da mesma facção de Jean e considerados chefes dentro da cadeia. A secretária Maria Rosa Lo Duca Nebel, que está na unidade para acompanhar as perícias, já colocou a Divisão de Recaptura da Polícia Penal na rua em busca dos foragidos