Além do controle do uso de sal, a ingestão de alguns tipos específicos de alimentos pode ajudar no tratamento de pacientes com pressão alta. A hipertensão é uma condição cardíaca que afeta cerca de um a cada cinco brasileiros e pode levar a consequências graves. No entanto, é importante destacar que a doença não tem cura, mas é possível controlar as crises por meio de escolhas alimentares adequadas.
Confira cinco alimentos que podem ajudar a controlar o quadro da doença:
- Mirtilos (blueberries): Os mirtilos possuem ação vasodilatadora devido à alta concentração de óxido nítrico. Consumir essa fruta regularmente pode auxiliar no controle da pressão alta em menos de duas semanas.
- Maçãs: As maçãs contêm uma grande quantidade de flavonoides, que atuam dilatando as artérias e promovendo uma melhor circulação sanguínea. Isso reduz o esforço do corpo para permitir que o sangue flua adequadamente.
- Frutas secas, castanhas e amêndoas: Castanhas e nozes são fontes de gorduras de fácil absorção, além de serem ricas em minerais, vitaminas e antioxidantes benéficos para a saúde cardíaca.
- Chá verde: O chá verde é popular na Ásia e contém flavonoides e óxido nítrico, substâncias que possuem ação vasodilatadora. Além disso, o consumo de chá verde gelado pode reduzir a temperatura corporal e manter o coração em um ritmo mais tranquilo.
- Abacate: O abacate é rico em gorduras monoinsaturadas, que são facilmente metabolizadas pelo organismo. Ele também contém vitamina E, que atua como regulador da pressão cardíaca.
É importante ressaltar que o consumo desses alimentos deve ser integrado a uma dieta balanceada, aliada a outras medidas de estilo de vida saudável, como a prática regular de exercícios físicos e a redução do consumo de alimentos processados e ricos em sódio. Sempre é recomendado consultar um profissional de saúde, como um médico ou nutricionista, para um plano alimentar personalizado e adequado às necessidades individuais.