As férias escolares estão chegando ao fim, mas pais e responsáveis que ainda não conseguiram vaga em creches públicas de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, ainda têm uma nova chance. Isso porque, além da pré-matrícula tradicional realizada em dezembro, o período atual também oferece a oportunidade de preenchimento de vagas remanescentes nas Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs).
Essa etapa pode ser mais rápida e direta, especialmente para famílias que ficaram de fora da primeira fase ou se mudaram recentemente para as cidades. Como a demanda é menor nesta época, há possibilidade de resposta quase imediata — desde que haja vaga disponível nas unidades escolhidas.
📌 Como se inscrever
Em São Gonçalo, as inscrições para vagas remanescentes são feitas de forma presencial, já que o site da Secretaria Municipal de Educação está passando por manutenção. Para isso, é necessário comparecer ao setor de matrícula:
📍 Endereço: Rua Uriscina Vargas, nº 36 – Mutondo
No local, os responsáveis podem consultar as unidades com vagas disponíveis e escolher a mais próxima de casa. Quem apresentar toda a documentação exigida pode até sair com a matrícula confirmada na hora.
Documentos necessários:
- Certidão de nascimento (original e cópia)
- Carteira de vacinação atualizada (para crianças até 6 anos)
- Cartão do SUS e NIS da criança (cópia)
- Tipo sanguíneo com documento oficial (original)
- CPF e RG do aluno (original e cópia)
- Comprovante de residência com CEP (original e cópia)
- Duas fotos 3×4 recentes
- Histórico escolar ou declaração de escolaridade (original)
- CPF e RG do pai, mãe ou responsável legal (original e cópia)
- Laudo médico (em caso de deficiência – cópia)
- Documento judicial de guarda, se aplicável (cópia)
🏫 Investimentos em novas creches
A Prefeitura de São Gonçalo afirma que a expansão da rede de Educação Infantil é prioridade. Só em 2025, foram inauguradas três novas creches nos bairros Marambaia, Jardim Bom Retiro e Almerinda. E mais três unidades serão entregues no segundo semestre deste ano, nos bairros Porto do Rosa, Jardim Miriambi e Anaia Grande, garantindo pelo menos 600 novas vagas em tempo integral.
A cidade também conta com 39 creches conveniadas, espalhadas em regiões estratégicas para facilitar o acesso das famílias.
