Na manhã desta quarta-feira (12), ocorreu um trágico incidente na cidade de Maricá, região metropolitana do Rio de Janeiro, em que uma criança de 10 anos perdeu a vida após ser atingida por um disparo durante uma operação da Polícia Militar.
Identificada como João Vitor, a criança foi baleada do lado de fora de um conjunto habitacional enquanto se dirigia à escola, vestindo seu uniforme.
A notícia da morte de João Vitor provocou revolta e indignação entre os moradores da região, que realizaram um protesto no local. Durante o protesto, alguns manifestantes tentaram incendiar objetos e bloquear vias próximas. Infelizmente, dois incidentes ocorreram durante a manifestação: uma mulher foi atingida por uma pedra lançada contra uma viatura da PM, enquanto outra foi ferida por uma bomba de gás utilizada pela polícia para dispersar a multidão. Ambas as vítimas foram encaminhadas ao Hospital Che Guevara.
Até o momento em que esta matéria foi escrita, o corpo da criança ainda não havia sido removido do local.
Em comunicado à imprensa, a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informou que o incidente ocorreu durante um patrulhamento realizado por agentes do 12º BPM, os quais “foram atacados por criminosos armados”. Infelizmente, a criança acabou ficando no meio do fogo cruzado.
Após os disparos, os criminosos fugiram, mas uma viatura policial também foi atingida. A área foi isolada e a perícia foi acionada para investigar o ocorrido.
Além disso, a 4ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (DPJM) também foi chamada ao local para auxiliar nas investigações.