Com mais de um milhão de habitantes, São Gonçalo tem enfrentado desafios relacionados à criminalidade, prejudicando seu desenvolvimento e investimentos. O prefeito eleito em 2020, Capitão Nelson, focou em combater a violência, colaborando com o governador Cláudio Castro. Embora haja progresso contínuo, a criminalidade está diminuindo, evidenciando o sucesso dos investimentos.
A administração de Capitão Nelson implementou o programa Ilumina São Gonçalo, que instalou luminárias de LED em 35% da cidade, aumentando a sensação de segurança. A parceria com o governo estadual resultou na Operação São Gonçalo Presente, reforçando a segurança em áreas movimentadas e comerciais. O Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro confirmou a eficácia dessas ações.
No primeiro semestre de 2023, o 7º Batalhão da PM alcançou o quarto lugar no ranking estadual de metas, com quedas notáveis nos índices de roubos. A colaboração entre as forças de segurança será ampliada com a Central de Segurança de São Gonçalo, monitorando a cidade com tecnologias avançadas.
Douglas Ruas, anteriormente secretário de Gestão Integrada e Projetos Especiais da prefeitura e agora deputado estadual, continua a buscar investimentos na segurança, como a expansão do policiamento e aumento da Operação São Gonçalo Presente. Com uma carreira focada na segurança, ele visa melhorar a vida dos moradores de São Gonçalo e do estado do Rio de Janeiro como um todo.
https://odia.ig.com.br/opiniao/2023/08/6699850-combate-a-violencia-em-sao-goncalo-um-desafio-possivel.html