Os municípios de Maricá e Niterói obtiveram nesta ultima terça-feira (13), no STJ (Superior Tribunal de Justiça), vitória na qual prejudica São Gonçalo em prol de seus interesses financeiros, com a derrubada de uma liminar que foi concedida pela 21ª Vara Federal de Brasília.
Maricá não quer repassar R$ 2 bilhões e Niterói algo em torno de R$ 500 milhões – recursos que, pela liminar concedida na instância inferior, estavam sendo divididos com São Gonçalo, Magé e Guapimirim.
A presidente do STJ, a ministra Maria Thereza de Assis Moura foi quem decidiu restabelecer a distribuição integral dos royalties a que os dois municípios têm direito originalmente.
Quem moveu a ação que tenta retirar o direito de São Gonçalo, foi o prefeito de Niterói, Axel Grael, aliado de Dimas Gadelha, Rodrigo Neves e Washington Quaquá.
Gonçalenses estão revoltados com a atitude de Axel Grael e seus aliados, Dimas, Quaquá e Rodrigo Neves.
“Absurdo! Estão tentando roubar o direito do gonçalense. O dinheiro dos royalties é de direito nosso e irá ajudar o desenvolvimento da cidade que está ocorrendo. Temos que ficar atentos com esses candidatos de Niterói e Maricá, que só vem pedir voto em épocas de eleição e nem se quer se pronunciam sobre essa tentativa de roubar nosso direito”. Relata morador