Uma ação conjunta entre as secretarias de Educação, Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo proporcionou um momento especial no último sábado (2), no Centro de Referência Municipal em Autismo (CRMA) Prof. Marlene Felício Faria, no Centro da cidade. Usuários das unidades do CRMA do Centro e do Gradim participaram de uma sessão de Terapia Assistida por Animais (TAA), organizada pelo Programa Municipal de Atenção Integral à Saúde das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), em parceria com o Espaço Senciense Aba e Afeto.
A atividade contou com uma “mini fazendinha”, composta por coelhos, galinhas, cabritos, um galo e até um peru. Todos os animais são treinados para interagir com os participantes de forma terapêutica, promovendo bem-estar físico, mental e emocional. A presença deles contribui para estimular a socialização, reduzir a ansiedade e o estresse, além de favorecer a comunicação e a autoconfiança.
Durante a atividade, terapeutas das unidades acompanharam os atendidos, garantindo o cuidado necessário e potencializando os efeitos positivos da terapia.
Os animais que participaram já estão habituados ao convívio com autistas. Eles atuam em terapias em outros espaços e, dessa vez, trouxemos um pouco dessa experiência para as crianças e jovens de São Gonçalo. Eles são aliados importantes no tratamento de diversas condições”, explicou Ana Rangel, coordenadora do programa municipal do TEA.