São Gonçalo Informa

O melhor portal de notícias de São Gonçalo

Sob efeito da ‘Yakecan’, temperaturas seguem baixas no Rio de Janeiro com ressaca e ondas de até 4m

As temperaturas seguem baixas no Rio de Janeiro com a passagem da tempestade subtropical Yakecan pela costa brasileira. O recorde de frio na capital foi ontem, com 13,2ºC, às 6h30 no Alto da Boa Vista. Na madrugada desta quinta-feira (19), a menor temperatura foi registrada no mesmo bairro, às 3h15, quando os termômetros registraram 14,4°C, segundo o Alerta Rio.

A mínima para hoje é de 11ºC e a máxima, 24ºC. Há previsão de ventos fortes (de 52 km/h até 76 km/h) a muito fortes (acima de 76 km/h). Um sistema de baixa pressão no oceano influenciará o tempo, deixando o céu com nebulosidade variada e previsão de chuviscos ou chuva fraca a partir do fim da tarde.

Meteorologista do sistema Alerta Rio, Christiane Nascimento, afirmou que o sistema de baixa pressão está no oceano se afastando da Região Sudeste. Durante esta manhã, houve registro de vento moderado na cidade. A previsão é de que haja ventos moderados ou fortes ainda nesta manhã e ventos fortes ou muito fortes durante a tarde e noite. Na madrugada, eles perdem intensidade.

A Marinha do Brasil emitiu um alerta de ressaca até a noite de sexta-feira com ventos muito fortes e ondas entre 2,5m e 4m nas áreas marítimas adjacentes às costas das regiões Sul e Sudeste.

A tempestade Yakecan não vai atingir a cidade do Rio, e vai passar pelo oceano relativamente próximo da costa, mas não tão perto de áreas populosas, como ocorreu no Sul do país. A expressão “Yakecan” significa “o som do céu” em tupi-guarani.

O sistema está classificado pela Marinha como tempestade subtropical, atribuído o nome “Yakecan”, que podem provocar ventos de até 47 nós (88 km/h), entre os estados de Santa Catarina, ao norte de Laguna, e Rio de Janeiro, ao sul do Cabo de São Tomé, da noite do dia 18 à madrugada do dia 20 de maio.

O Instituto Nacional de Meteorologia aponta que 17 estados em todas as regiões do país estão em zona de “perigo” por conta da onda de frio que começou nesta semana. Santa Catarina registrou neve por dois dias seguidos. Enquanto isso, São Paulo e Rio de Janeiro tiveram as menores temperaturas do ano até agora. No Rio Grande do Sul, um barco com três tripulantes naufragou e um homem morreu.

Fonte: O Dia